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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O ímpeto da Pedagogia Social na Educação Social

A sociedade onde nos inserimos e interagimos, vive num contexto de risco eminente, em que os problemas urgem respostas ajustadas, quase sempre demasiadamente complexas e com graves questões ético-morais e sociais. Os problemas sociais vão fragilizando o homem, aniquilando os seus horizontes e propósitos futuros. É nesta linha de reflexão que emerge a educação social, como crescimento absoluto de cada pessoa e como “membro estratégico” de uma sociedade regida pela cooperação e solidariedade, onde a educação é inseparável da evolução social e humana.
Neste encadeamento sensibiliza-se para a importância da Educação Social e da Pedagogia Social, a primeira como prática social humana, num contexto de crise e risco social a segunda como a teoria que sustenta a prática.
Tecnicamente habilitada para tomar um papel relevante nesta legação humanitária, a educação social, pode ser mais que uma orientação singular para o crescimento de processos de mediação que rompam com os sistemas de exclusão, como também indispensável para o bem-estar dos diversos papeis sociais associados a cada um de nós.
A relação que é possível estabelecer entre a Pedagogia Social e a Educação Social é a ligação entre a teoria e prática, pois proferir Educação Social é sinónimo de um conjunto de acções educativas, que incidem em situações concretas de uma determinada realidade, com a finalidade de alcançar ou atingir objectivos, previamente pensados, ao contrário da Pedagogia Social, que é uma fundamentação filosófica, ou seja, de teorização normativa (COLOM:1992:20).
O objecto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe dêem suporte à acção. Enquanto teoria e/ou prática, a Pedagogia Social, fundamentada e presente em diversos países, atende a critérios que a caracterizam por possuir condições de desenvolvimento intelectual da área, estrutura académica, estrutura social com associações, publicações especializadas, além de ter um título profissional, código próprio e marco deontológico.
A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que proporciona a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática (educação social), com acções orientadas e intencionais. Como ciência, traz implícitos critérios e paradigmas próprios das teorias e da metodologia das ciências da Educação, que se identifica com o saber que se constrói na Pedagogia, dividindo espaço e diferenciando-se da Sociologia, da Antropologia e da História da Educação. Associada à Sociologia da Educação na metade do século XX.
A Pedagogia Social como teoria de uma pratica educativa, surge com o objectivo de responder a problemas sociais, onde antes de intervir é necessário conhecer e interpretar a singularidade de cada intervenção, dando-lhe um significado sem esquecer a alteridade que a compõe.
De acordo com Adalberto Dias de Carvalho, «Se a educação se reporta tradicionalmente às situações correntes de ensino-aprendizagem e de transmissão de valores culturais e éticos, seja em contexto escolar, seja no âmbito da família ou de instituições religiosas, já a pedagogia social tende a aparecer ligada a espaços sociais de contornos educativamente indefinidos que, talvez por isso, escapam às malhas mais estreitas dos projectos educativos intencionalmente estruturados» (2003:6). Podemos acrescentar que a pedagogia social se encontra virada para uma mudança positiva, através de uma intervenção sócio-educativa.
Nas palavras de Manuel Ferreira Patrício (1992:5), «o saber humano não é uniforme, isto é, não tem apenas uma forma. Não é apenas lógico, é também mitológico, axiológico, técnico e tecnológico, é mesmo também instintivo. (…) Uma pedagogia unidimensional optará por uma única forma do saber (…) enquanto que uma pedagogia pluridimensional optará pela totalidade dessas formas, articulando-as adequadamente».
O ímpeto da Pedagogia Social deu-se pelo médico antroposófico, Bernard Lievegoed, na Holanda. Em 1950, foi professor convidado na Faculdade de Administração Empresarial de Roterdão, de Psicologia Social. Foi nessa mesma altura que criou uma nova cadeira, a Pedagogia Social e em 1954 decide fundar o Nederlands Pedagogish Institut. De uma forma diferente, podemos definir Pedagogia Social como uma ciência pedagógica que tem por objecto de estudo a Educação Social.
O grande desafio da Pedagogia Social é olharmos para as questões sociais de forma construtiva, onde o trabalho com pessoas se torna a parte central e fundamental do objectivo final. Cada ser humano, procura dentro de si e na relação com os outros, o seu caminho de realização pessoal e integração, mas para isso há que criar condições para o desenvolvimento sadio de cada um. Compete à Pedagogia Social essa tarefa.
Em concordância com Lievegoed, uma atitude realmente social na vida, significa ajudar o outro a dar o próximo passo no seu desenvolvimento pessoal, significa ter a coragem de confrontar-se com a dúvida, desconfiança, o ódio e o medo. Isto significa estar atento diante das dúvidas sobre o que sabe, o que é e o que faz. Podemos mesmo exprimir que a pedagogia social valoriza as pessoas, os seus projectos e os seus processos de desenvolvimento pessoal e social. Constrói-se, passo a passo, o sentido a solução de uma realidade, de um espaço, de um problema.
Por seu lado, a educação e mais precisamente a de âmbito social, isto é a Educação Social é um meio para chegar a um fim e só faz sentido se acreditarmos na educabilidade do ser humano, na evolução do “outro”, enquanto mentor do seu próprio crescimento pessoal e social. Por essa mesma razão, devemos olhá-la sempre como uma arte, como uma política e/ou prática de relação, marcada pela intencionalidade, pela intenção da mudança, de formar para o desenvolvimento humano, para os valores como proximidade, hospitalidade, bondade, para os direitos humanos e para uma partilha de igual, para igual com o “outro” e para o “outro”.
Sílvia Azevedo

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Local: RRMindCenter - rrmindcenter@gmail.com

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Porto: 12 de Novembro
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1.º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP
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