A pertinência…
O envelhecimento demográfico é um dos fenómenos mais enfatizados da Era Pós-Moderna, de diversas formas afecta todos os países à escala mundial. Esta realidade social constituí uma das maiores preocupações dos povos e nações, assim como ONG, IPSS, Técnicos do Trabalho Social e das Ciências da Saúde.
Diz especial respeito ao Terceiro Sector e aos profissionais da Acção Social desenvolver paradigmas de intervenção adequados às novas exigências comunitárias, de forma que a sociedade do século XXI seja para todas as idades, onde reinem valores de cidadania, cooperação, independência, cuidados, crescimento pessoal e dignidade humana, onde o indivíduo na última fase da vida continue a ser uma pessoa autónoma e reflexiva.
Os paradigmas do século passado apostaram no desenvolvimento da ciência e da técnica, no controlo das taxas de natalidade, na política contraceptiva, na carreira profissional da mulher. A geração nascida após o segundo pós-guerra, educada na crença de um mundo com possibilidades infinitas e cada vez mais globalizado, trouxe-nos a novidade da implosão demográfica, no entanto, o envelhecimento, é acima de tudo uma história de sucesso para as políticas de saúde pública, assim como para o desenvolvimento social e económico do mundo.
É neste contexto que o actual panorama demográfico e as contestáveis visões pluridisciplinares levam-nos a crer que o cerne da Intervenção Gerontológica é cada vez mais amplo, de forma a criar uma relação mais directa por via da interdisciplinaridade, do acompanhamento sociopedagógico e por conseguinte a promoção da qualidade de vida e dignidade do geronte, numa etapa da vida em que o declínio físico é incontornável.
Este evento pretende ser espaço formativo dos novos paradigmas de intervenção gerontológica enfatizando a realidade social das pessoas idosas, a demografia do envelhecimento, a realidade contemporânea, a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa, não esquecendo as necessidades, problemas e dificuldades dos seniores no início do séc. XXI.
Dr. Bruno Ferreira – Director Técnico da Universidade Sénior de Condeixa
Sem comentários:
Enviar um comentário